domingo, 24 de julho de 2011

Uma Babá Nada Perfeita


PROGRAMAS SOBRE COMO EDUCAR OS FILHOS SEMPRE  
fazem muito sucesso com mulheres cujo instinto materno veio com defeito, mas, bem antes da moda das superbabás, outra megera com status de pedagoga comandava uma atração para orientar mães de primeira viagem - e com o estilo tipicamente medieval do início dos anos sessenta.

Bons Modos era apresentado por Adelaide Manière, uma senhora de meia-idade para quem a psicologia infantil deveria ser ministrada à base de CHOQUE ELÉTRICO. A atração, que era considerada normal pelo espírito da época, hoje talvez só fosse exibida (com cortes) na China.

Havia quadros de orientação vocacional (sobre como doutrinar crianças para escolher entre médico e advogado) e higiene pessoal - em que a apresentadora ensinava a lavar bem atrás das orelhas com o auxílio de uma escova de dentes. Para os moleques mais rebeldes, recomendava bombril. Mas o mais bizarro era o segmento de assistência jurídica, onde apontava os limites que os pais podiam atingir quando fossem punir seus filhos - para, por exemplo, evitar processos por lesão corporal.

Sobre essa matéria específica, Adelaide ensinava as mamães a adotar um sistema de punição e premiação. As punições variavam, de acordo com a indisciplina, entre a palmatória e alguns dias de retenção (com palmatória); a premiação era a ausência de punição. O método era vendido em uma apostila e tinha alguns pontos em comum com o Código de Hamurabi.

O PROGRAMA TERMINOU DEPOIS QUE UM MENINO ENGOLIU UM SABÃO, AO VIVO, DURANTE UMA DEMONSTRAÇÃO DE ADELAIDE SOBRE O QUE FAZER COM CRIANÇAS RESPONDONAS.



Texto: Arnaldo Branco
Fonte: Histórias (inventadas) da televisão, revista Monet nº186.

Um comentário:

B.G. disse...

AINDA BEM QUE NÃO É VERDADE...HEHEHE