quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Da fimose, circuncisão e cuidados com o pênis


A circuncisão é a remoção cirúrgica do prepúcio, a pele protetora que recobre a glande do pênis. Para isto, os meninos são amarrados a uma tábua ou maca para restringir os movimentos, o prepúcio é aberto com um grampo de metal e cortado com um bisturi (na tradição judaica, o moil, pessoa que recebe a ordenação e aprende a fazer a cincuncisão, não amarra o bebê e o anestesia com vinho). A cirurgia pode causar infecção, hemorragia, algum dano permanente no pênis e, às vezes, danos psicológicos permanentes.
As razões médicas e higiênicas alegadas para justificar a circuncisão estão ultrapassadas e, em geral, desacreditadas (...). Um pênis sem a circuncisão, bem cuidado, raramente infecciona, "suja" ou sofre de fimose (pênis "preso") . O prepúcio serve para proteger a parte interior do pênis de irritações.
Ainda que a convicção religiosa ou social leve os pais a circuncisarem, é bom lembrarem que é um procedimento cirúrgico - deve ser feito com a preocupação em relação à dor, certamente muito real e funcionando desde os primeiros dias de vida. Se você prefere que seu filho seja circuncisado, peça a quem for encarregado para usar um bom anestésico local. Pense duas vezes antes de tomar qualquer decisão.

Quando se deve procurar o médico
Quaisquer hemorragias ou infecções associadas à circuncisão exigem imediata atenção de um pediatra. Um recém-nascido pode passar por problemas sérios nesses casos. É raro acontecer, mas os pais devem se informar muito bem sobre o que esperar depois da operação.

Até o menininho chegar aos quatro anos, o pênis não-circuncisado não precisa de nenhuma atenção especial, além da limpeza básica com água e sabão que todo o corpo deve receber. Jamais puxe o prepúcio para lavagem. Se houver alguma inflamação, siga as seguintes orientações:
  • Enxague com água morna duas ou três vezes por dia; depois, aplique a seguinte preparação diretamente na glande e sobre o prepúcio: óleo de calêndula e gel de babosa; ou utilize um enxaguatório feito com 10 gotas de tintura de equinácez e 10 gotas de tintura de calêndula em 1/3 de copo de água morna - ou use chá de estelária.
  • Para irritações mais sérias, pingue na língua do bebê, três a quatro vezes por dia, tintura de equinácea (a metade do peso do bebê e gotas), com 250 miligramas de vitamina C.
Para mais informações, veja o episódio "Cuidados e Irritações no Pênis" e também "Breve historia de la mutilación genital masculina"

Extraído do livro "Cura natural para bebês e crianças", de Aviva Jill Romm.

Nenhum comentário: