segunda-feira, 27 de julho de 2009

Da Febre


A febre não é uma doença: É uma reação e um sinal de doença. Não é a febre em si que precisa ser eliminada. Ao contrário, ela serve para dar apoio e nutrir a criança, enquanto o organismo trabalha para eliminar uma infecção, retomar o equilíbrio e se curar.
A temperatura da criança tomada por via oral (com o termômetro na boca) é de 37 graus centígrados; nas axilas, 36 graus. A maioria das crianças acima dos 3 anos pode manter um termômetro na boca por três minutos com segurança. Esta é uma boa leitura - a não ser, é claro, se a criança ingeriu há pouco tempo algo muito quente ou gelado; neste caso, espere uns quinze minutos antes de usar o termômetro. É provável que, estando febril, com pulso e respiração mais rápidos do que o habitual, a criança queira dormir bastante. As febres ocorrem em diversas situações, entre as quais infecções, queimaduras, ataques cardíacos ou desidratação. Exercícios fortes, exaustão e grande excitabilidade podem provocar alguma febre. A causa da febre deve ser determinada e resolvida. Nesta seção tratarei de febres que acompanham indisposições comuns, como gripes e resfriados, ou sem doenças aparentes, como acontece na dentição ou na exaustão.

QUANDO SE DEVE PROCURAR O MÉDICO

Se a criança parece muito mal, com o pescoço rígido (não consegue encostar o queixo no peito facilmente) ou tem muita dor de cabeça, vômito projetado (vômitos que saem com razoável impulso), parece estonteada ou sem reação, tem dores abdominais fortes ou está piorando apesar de seus esforços, procure imediatamente um médico. Procure também sinais de desidratação: membranas mucosas ressecadas, olhos afundados, a criança entra e sai da inconsciência; observar a pele. Bebês podem apresentar um ponto mole afundado na cabeça. Todos esses sintomas indicam uma emergência.

Ainda não se conhece perfeitamente o papel da febre na doença, mas, antes da "medicina moderna", os curandeiros tradicionais consideravam a febre um fogo inato, motivado pela energia vital do corpo para tratar do organismo durante a doença ou infecção. A partir do século passado, a ciência ocidental promoveu a idéia de que a febre em si é uma doença e procurou eliminá-la com a aspirina, o acetominofen (Tylenol) e antibióticos. Hoje, as pesquisas sobre o sistema imunológico do ser humano começam a revelar que a febre não é uma doença, mas um estimulante e um meio para promover este sistema. Sabe-se agora que a febre causa a produção e liberação de certos elementos químicos, que combatem as infecções em nosso organismo. O aumento da temperatura também cria um ambiente inóspito para o desenvolvimento de organismos patogênicos que, em grande população, podem levar a doenças graves. AS "bruxas", as mães e os curandeiros tradicionais sabem há muitas eras o que a medicina convencional, ainda em sua infância, mal começa a admitir. Talvez ainda venha a "descobrir" que é a atualmente disseminada eliminação das funções do sistema imunológico que está contribuindo para o aumento de doenças resistentes a tratamentos.
A febre tem ainda um outro efeito que muitas vezes não é percebido. Quando se recuperam de uma febre, em geral as crianças demonstram novas capacidades e novas habilidades. É como se o calor da febre servisse como força motivadora para o desenvolvimento. Depois de uma febre, é comum que as crianças pareçam mais fortes e ais saudáveis do que antes, como se as impurezas tivessem sido queimadas, deixando o ouro puro da alma infantil. Ninguém deseja que as crianças adoeçam, mas, em nossos esforços para erradicar todas as doenças com quaisquer meios necessários, nos tornamos materialistas em relação à saúde e esquecemos de examinar a natureza mais sutil de nossas experiências físicas.
Mesmo com todo o potencial benéfico que possam trazer, é preciso lembrar que as febres sinalizam tensões ou infecções e devem ser tratadas com todo o respeito. Quando eu era pequena, minha avó e minha bisavó me aconselhavam a ficar em casa um dia a mais para cada dia que havia passado com febre. Achava que era apenas uma tática super-protetora para evitar que eu me divertisse, mas hoje posso ver a sabedoria delas. É comum enviarmos nossos filhos de volta à escola, mesmo enquanto estão doentes, ou proporcionarmos pouco tempo em casa para se recobrarem de doenças.
Permanecendo em casa durante uma febre, a criança terá tempo para voltar todas as suas energias para seu próprio bem-estar. Evita-se que a doença se complique e também recaídas, causadas pela recuperação incompleta. Mantendo seu filho em casa, você poderá providenciar uma boa nutrição e investigar melhor a causa da febre. Às vezes a criança só precisa de uma pequena pausa do estímulo de atividades externas, como a escola - neste caso, não há nenhum outro sintoma e a criança se sentirá melhor em pouco tempo. Se aparecerem outros sintomas, você estará perto para percebê-los e reagir da melhor maneira.
Manter crianças em casa apresenta certos problemas para mulheres que trabalham fora. Crianças maiores, que estejam muito mal, podem ser deixadas em casa, com números de telefones de emergência; às vezes, você poderá pedir a uma vizinha que não trabalhe fora para dar uma olhadinha. Crianças menores podem ficar aos cuidados de parentes ou de uma boa amiga, se o trabalho não permite nenhuma flexibilidade de horários.

O RUMO DA FEBRE

Febres costumam ser bem mais altas em crianças do que em adultos. A altura de uma febre não reflete necessariamente a gravidade da doença. A criança pode estar gravemente doente com meningite, por exemplo, mas apresentar uma febre com apenas 38 graus. A criança febril precisa de muito líquido, repouso e tratamento de possíveis infecções - isto é mais importante do que preocupar-se com a altura da febre. As febres podem continuar por alguns dias, como é comum acontecer nas inflamações das vias respiratórias superiores e nas gripes, mas não chegam a ser um problema, se a criança estiver tomando muito líquido, mantendo repouso, a infecção estiver sendo tratada e ela apresentar uma boa vitalidade.
A febre é a reação natural do sistema imunológico do organismo a infecções ou à tensão - por isso, quando procuramos simplesmente eliminá-la, estamos confundindo os instintos de nosso corpo. Se isso acontecer repetidamente, podem surgir consequências permanentes. Se você estiver muito preocupada e quiser abaixar a temperatura alta, coloque a criança numa banheira cheia de água cerca de dois a três graus mais fria do que a temperatura do corpo. A criança gostará do banho e não protestará, dizendo que a água está quente demais. Água muito fria (no banho ou ingerida) será um choque para o sistema, sem obter resultados que você deseja. Outra opção é aplicar um paninho frio à testa, têmporas, punhos e na parte de trás do pescoço.

AS SEZÕES DA FEBRE

São os ataques de febre interminente - também chamadas "convulsões", deixam muitos pais bastante preocupados; são realmente assustadoras, especialmente numa primeira vez. às vezes não se percebe que a criança esteja febril, quando ocorre uma sezão. AS sezões febris são causadas por rápida mudança na temperatura do corpo: a febre aparece de repente e de repente desaparece. A criança começa a perder a consciência, tem espasmos nos braços e pernas, às vezes faz "cocô (e/ou xixi) nas calças" ou vomita, os olhos rolam, virados para cima. Os médicos em geral afirmam que sezões febris não são tão perigosas, se a causa da febre não for eplepsia ou qualquer outro problema neurológico e se não houver nenhuma interrupção da respiração durante a convulsão. Esses ataques de febre podem estar relacionados com a encefalite ou a meningite - portanto, é bom consultar o médico.
Durante uma convulsão, vire a criança de lado, para evitar que ela sufoque, se vomitar. Verifique se não há nada em volta que possa feri-la, se se debater quando tiver um espasmo. Toque e converse com a criança, para acalmar e tranquilizar a ambos. Afrouxe toda a roupa. Uma sezão pode durar até uns cinco minutos; nesse tempo, a criança poderá tremer, revirar os olhos e a língua e ter espasmos convulsivos. Raramente há problemas respiratórios durante as sezões, mas preste atenção a este aspecto.
Fazendo um curso de Primeiros Socorros, você se sentirá mais segura, principalmente se tiver um filho com tendência a convulsões febris. Qualquer sezão que dure mais de dez minutos ou em que ocorram paradas respiratórias pode causar danos e exige imediata assistência médica. Não obstante, raramente as sezões febris são perigosas - mas é sempre bom levar a criança ao médico.
Examine atentamente a criança depois de uma sezão. Em geral, ela fica exausta e precisa dormir. É bom permitir que durma, mas procure despertá-la de quinze em quinze minutos, nas primeiras horas do sono, para verificar se está consciente e reage. Se é a primeira vez que tem uma convulsão, é prudente fazer testes neurológicos, se você suspeitar que possam existir problemas. Procure um médico para isso.
Sezões febris costumam recorrer em febres subsequentes, por isso esteja atenta sempre que a criança aparecer com febre. Não obstante, provavelmente, uma sezão - ou convulsão - só acontece uma vez. Alguns médicos recomendam medicamentos para controlar as convulsões em crianças que têm essa tendência, mas em geral é desnecessário e pode ser prejudicial. Procure obter mais [informações e] opiniões, de pessoas diferentes, e - acima de tudo - confie em sua própria capacidade de avaliar essas informações e decidir se a medicação é realmente necessária.
A Receita da Criança Calma (veja em "Enjôos no carro") normalmente ajuda a prevenir as sezões, porque é um calmante, que reforça o sistema nervoso. Uma consulta com um bom especialista em medicina tradicional chinesa será uma ótima idéia, pois esse antiquíssimo sistema de tratamento tem excelente reputação no tratamento de problemas crônicos.

RECOMENDAÇÕES GERAIS

  • Deixe a criança repousar e dormir o quanto ela precisar. Mantenha um ambiente calmo, próprio para a boa recuperação.
  • Durante esse período de repouso e sossego, proporcione atividades que ajudem a levantar o espírito - por exemplo, se a criança não sabe ler ou não se sente bem para isso, leia em voz alta histórias apropriadas para a sua idade. Deixe a televisão desligada: é muito perturbadora e, com toda certeza, não é uma companhia nutritiva como você.
  • Mantenha o quarto da criança agradável e fresco. Um lençol bonito, algumas flores e luz difusa (melhor para os estados febris).
  • Para refrescar, borrife pelo quarto água com algumas gotas de um óleo essencial com perfume natural: alecrim, alfazema, tomilho, rosas, limão, eucalipto ou hortelã. Misture a essência na água levemente morna.

A ALIMENTAÇÃO

  • montes de líquidos à criança durante a febre: ajudam a prevenir a desidratação, a baixar e estabilizar a temperatura, limpam a infecção e acalmam os nervos da criança. Os bebês podem ser embalados com frequência, momento em que você poderá dar água em uma colher de chá, num copinho ou em conta-gotas a cada quinze minutos ou de meia em meia hora. Crianças maiores devem tomar pelo menos um copo de líquido a cada hora ou, o que é melhor, mais ou menos um quarto de copo, a cada quinze minutos ou meia hora. Se a criança estiver dormindo, acorde-a de vez em quando, para ingerir algum líquido - pode ser água, chá de ervas ou suco de fruta diluído. Dê com canudinho, para ficar mais atraente.
  • A alimentação deve ser muito leve. Frutas, legumes, verduras e sopas. Comidas pesadas contribuem para aquecer o organismo. Se a criança estiver faminta, deixe-a comer bastante. Procure evitar os gelados.
TERAPIAS NATURAIS DURANTE AS FEBRES
  • Aconita homeopática 30x ou beladona homeopática 30x são recomendadas para febres que surgem de repente, especialmente depois de a criança expor-se ao vento. Esses remédios podem ser dados a intervalos de trinta minutos; em poucas horas se pode perceber se eles terão eficácia para a criança. (A homeopatia tem a característica de ser um tratamento individualmente específico; às vezes o mais apropriado para seu filho pode ser outro remédio.) É bom ter em casa um manual de homeopatia.
  • Quando a criança sente-se dolorida, com dor de cabeça ou quando está impaciente, dê um chá forte de erva-de-gato, camomila ou erva-cidreira - essas três ervas podem ser usadas em separado ou combinadas num mesmo chá. São perfeitamente seguras e delicadas, mesmo em grande quantidade. Os banhos com essas ervas também são calmantes e aliviam as dores. Você também pode adicionar umas 5 gotas de óleo de alecrim ao banho quente: é bom para dar uma sensação repousante e também alivia os sintomas. O suco de kudzu com maça (veja em "Gripes e Resfriados") também ajuda a aliviar o mal-estar.
  • A erva-de-gato, a camomila e a erva-cidreira aliviam dores de barriga, e são ideais para usar em febres. O chá de sementes de anis ou um chá fraquinho de raiz de gengibre fresca também acalmam problemas digestivos.
  • A criança que tem febre associada a alguma infecção precisa tomar ervas antimicrobianas. As ervas abaixo são muito confiáveis, especialmente se usadas combinadas:
  1. Tintura de raiz de equinácea, 1 gota por quilo de peso, a cada duas horas - dependendo da gravidade da doença. Diminua a quantidade e a frequência aos poucos, mas continue por mais três dias, depois que a temperatura voltar ao normal. Sempre dou equinácea a meus filhos quando estão febris, porque é excelente para melhorar o sistema imunológico.
  2. O alho é um grande aliado em todo tipo de infecções e pode ser usado sozinho ou misturado coma equinácea. Crianças maiores podem tomar um dente de alho bem batidinho em uma colher de sopa de mel de quatro em quatro horas. AS crianças pequenas podem tomar limonada de alho (veja em "Friagens").
  3. Estelária, flores de crisântemo e flores de madressilva em infusão (juntas ou separadas), reduzem o calor e as infecções. Use com os remédios acima.
  • Além das ervas, dê a vitamina C para proporcionar um apoio a mais na superação da doença. Dê 250 a 500 miligramas a cada quatro horas, dependendo da idade da criança e da gravidade de seu estado. A vitamina C não é tóxica, mas em quantidade exagerada afrouxa os intestinos. Acrescente à alimentação couve, brotos de alfafa, frutos de roseira brava, folhas e flores de violeta, que são ricos em vitamina C. SE você quiser dar suco de laranja à criança, dê apenas o suco fresco, feito na hora, na temperatura ambiente. As laranjas tendem a piorar as pertubações intestinais e aumentam a produção da mucosidade.
PARA BAIXAR A FEBRE

Em geral as febres desaparecem por si mesmas, você precisa apenas dar apoio à criança e tratar das causas subjacentes. No entanto, em certos momentos, poderá sentir-se ansiosa em relação à altura e ao tempo de duração da febre. Também a criança pode estar se sentindo mal e você deseja dar-lhe algum alívio, mesmo que temporário. AS ervas são eficazes para abaixar as febres, sem efeitos colaterais. Muitas das que servem para as indisposições comuns acompanhadas de febre, também servem para reduzi-la.
  • Infusão de folhas de hortelã-pimenta e flores de sabugueiro: 1/2 colher de sopa de cada num vidro ou jarra de um litro cheio de água fervendo; tampe e deixe de molho por vinte minutos. Coe e adoçe, se quiser. Dê na temperatura mais quente que a criança suportar; às vezes, a criança sua em seguida.
  • Infusão de erva-de-gato: prepare como acima, usando uma colher de sopa de erva-de-gato por litro de água.
  • Infusão de erva cidreira: 2 colheres de sopa de erva cidreira por litro de água. O sabor desta infusão delicioso e muito delicado, é bom até para bebezinhos.
  • Mães com bebês de peito que estejam com febre devem tomar elas mesmas doses de adultos desses remédios. Os benefícios das ervas passarão ao bebê através do leite.
MENINGITE E FEBRE
Muitas vezes se pensa que meningite é o mesmo que febre, especialmente a febre muito alta. Contudo, a maioria das febres não é causada pela meningite e, além disso, muitas vezes a criança com meningite não apresenta uma febre muito alta, mas de 38 ou 39 graus apenas. O melhor a fazer é aprender a identificar os sintomas gerais dessa doença, em vez de pensar que qualquer febre é meningite. A meningite não é uma doença tão comum, mas é muito importante identificá-la logo no início, porque a meningite bacteriana pode incapacitar grave e permanentemente - e pode ser fatal.

QUANDO SE DEVE PROCURAR O MÉDICO

Suspeitando de meningite, procure imediatamente um médico ou um hospital, onde você obterá os antibióticos e o tratamento necessário. Entre os sinais de meningite estão: febre (nem sempre alta; às vezes, ao contrário, a criança apresenta temperatura abaixo do normal); pescoço "duro" ou inflamado (verifique se a criança consegue encostar o queixo no peito); apatia, vômitos, falta de apetite, choro inconsolável ou irritabilidade em crianças muito pequenas, dores de cabeça ou resistência ao colo. Pode haver alguma irritação na pele. Recém-nascidos às vezes não apresentam nenhum desses sintomas específicos, mas aparentam estar doentes de modo geral. Um sinal importante nos bebês é a moleira saliente, um ponto muito "mole" no topo da cabeça. Crianças maiores podem apresentar todos os sintomas mencionados ou apenas um ou dois.

Por Aviva Jill Romm, em seu majestoso Cura Natural Para Bebês e Crianças.

(Beneficios da febre; febre faz bem)