quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Dos cuidados e irritações no pênis


Até cerca dos três ou quatro anos, os meninos que não foram circuncisados não precisam de maior preocupação com a higiene dos órgãos genitais além da limpeza normal. Quando der um banho no seu filho, lave delicadamente todo o seu corpo com um paninho e sabonete. Não é preciso retrair o prepúcio; as glândulas não segregam muito óleo, de modo que não há muito acúmulo de secreções. O smegma, que em grego significa "sabão" é o nome do óleo segregado quando a criança vai amadurecendo.
A retração forçada do prepúcio pode causar aderências da pele, que causarão problemas de retração mais tarde. A manipulação que a própria criança faz com seu pênis é o bastante para estimular a retratibilidade normal. Não faz mal nenhum a criança brincar com o próprio corpo; é saudável. Você pode conversar com ela sobre hora e lugares adequados, se tiver um bebê com veia exibicionista e/ou avós pudicos...
Ao redor doa quatro anos, as glândulas se tornam mais ativas; só então você poderá ensinar o seu filho a puxar delicadamente o prepúcio um pouquinho para trás, para limpar algum excesso de secreção. Isto pode se tornar parte do banho normal. No inverno, basta fazê-lo uma ou duas vezes por semana.

RECOMENDAÇÕES GERAIS

Tensão, muito calor, umidade e falta de higiene podem levar a um acúmulo da secreção, causando irritação ou até um pequeno abcesso, que se trata assim:
  • Lave o pênis muito bem, com água quente, retirando o pus e o corrimento. Faça isto duas vezes por dia.
  • Aplique óleo de calêndula ou uma pomada cicatrizante depois de cada lavagem. O gel de babosa também é anti-séptico, cicatrizante e alivia a dor.
  • Se a criança se sente mal, um banho faz bem. Adicione à água óleo ou infusão de ervas como alfazema, tomilho, calêndula, alho, uva-ursina ou alecrim - ou um copo de sal marinho.
Os remédios internos podem ser:
  • Muita água, para estimular a irrigação natural da área, quando a criança urina.
  • Tintura de equinácea: 15 a 30 gotas, quatro vezes por dia.
  • 500 miligramas de vitamina C, quatro vezes por dia.
A melhora deve ocorrer dentro de vinte e quatro horas. Se necessário, consulteo episódio "Abcessos" e procure um médico.

Extraído do livro "Cura natural para bebês e crianças", de Aviva Jill Romm.

Para maiores informações, veja também: "Breve historia de la mutilación genital masculina" e também "Fimose, circuncisão e cuidados com o pênis"

Nenhum comentário: